Na busca pelo fomento do turismo do município através da valorização da identidade territorial, identificamos a necessidade de criar uma marca turística que representasse o munícipio, atuando como um convite para conhecer a cidade e suas belezas naturais e arquitetônicas.
Com esse propósito foi criada a marca “Vem pra Pouso Alegre”, que foi elaborada com base nos principais segmentos da cidade.
A árvore simboliza a natureza, e remete aos atrativos naturais presentes no munícipio como o Parque Municipal e as diversas praças e fontanários. Representa a fauna e flora, bem como as atividades ao ar livre da cidade. O tom Verde transmite equilíbrio e leveza.
O violão representa o lado cultural de Pouso Alegre, o tom vermelho transmite paixão e energia. Inaugurado em 1875, o Teatro Municipal é um valioso atrativo cultural e histórico do munícipio, funcionado até como Cinema e Cadeia Pública, sendo reformado em 1978, ano que retornou à função primária de ser palco para apresentações culturais no município, o Teatro Municipal, atualmente é um bem tombado e traz consigo 151 anos de muita história e cultura.
A igreja representa toda a riqueza histórica do município, e utiliza da imagem da Catedral Metropolitana de Pouso Alegre, onde em 1799 foi construída a Capela do Mandu, que foi a primeira igreja do município. A antiga capela foi demolida em 1849 e em seu lugar foi construída a Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, que foi concluída em 1857. Em 1949 foi iniciada a construção da nova catedral, sendo finalizada em 1980, na arquitetura que permanece até hoje.
Além da Catedral, Pouso Alegre possui outros diversos monumentos históricos apreciados pela sua beleza e arquitetura, como a Casa da Cultura Menotti Del Picchia e o Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes. Na marca, a cor roxa busca representar a fartura de patrimônios históricos do munícipio e transmite riqueza e extravagancia.
A sacola de compras representa o comércio municipal que está sempre em construção e ampliação, o tom amarelo transmite acolhimento e otimismo. Pouso Alegre é um polo regional, voltado à área comercial e industrial com mais de 4.500 pontos comerciais instalados pelo município, sendo um dos mais importantes polos econômicos do Sul de Minas, visto que agrupa empresas multinacionais e brasileiras de diferentes setores.
O trevo presente no desenho da marca, além de representar a boa sorte para o munícipio, também foi inspirado no Trevo que e liga a BR 459 a BR 381, e é uma das portas de entrada para o município.