Pouso Alegre possui uma personalidade econômica diferenciada, pulsante e que a torna a maior economia do Sul de Minas Gerais. Quem visita a cidade encontra um comércio amplo, com muitas opções de fornecedores, produtos, além de diversidade na prestação de serviços. O comércio de Pouso Alegre é referência para diversos municípios devido a força do comércio central e do trabalho de milhares de famílias no campo.
Pouso Alegre têm mais de oito mil estabelecimentos comerciais e onze mil prestadores de serviços. Nas ruas centrais da cidade é possível encontrar grandes lojas de departamentos, enorme variedade de produtos para atender as mais diversas necessidades de quem visita o município. No campo, grande parte dos mais de 10 mil habitantes da zona rural é responsável por tornar a cidade a segunda maior produtora de morangos de Minas Gerais com uma produção de 17,7 mil toneladas por ano.
O shopping, inaugurado em 2013, tem área de quase 30 mil metros quadrados, 90 lojas, sendo quatro salas de cinema e dezenas de restaurantes. O local gera mais de três mil empregos e abriga marcas importantes como as Lojas Americanas, Marisa, Renner, Riachuelo e Ri Happy.
No tradicional Mercado Municipal o visitante se depara com um espaço de convivência social, onde as pessoas, além de encontrarem variedades em frutas e hortaliças, cereais, temperos, doces, queijos, carnes, destilados, fumo de corda, artesanatos, souvenires e vestuários, podem degustar tira-gostos e tomar uma cerveja nos diversos barzinhos e lanchonetes.
Toda a cadeia produtiva do morango, do plantio até a mesa do consumidor, movimenta fortemente a economia do município. São mais de R$120 milhões provenientes do cultivo do morango, e R$45 milhões destinados somente aos fornecedores para o plantio do morango. A cultura do morango já está consolidada como uma das principais atividades agrícolas da região, elevando o nome de Pouso Alegre a Capital do Morango.