Centro, Pouso Alegre - MG, 37550-000
O Edifício foi concebido para acomodar o Fórum Municipal onde, em uma de suas salas, funcionou de 1963 até 1981, a Câmara Municipal de Pouso Alegre. Por ele passaram juízes e promotores de grande saber que marcaram a história jurídica da cidade com sua atuação.
Inaugurado em 30 de junho de 2017 como Centro Cultural, hoje integra as Superintendências de Cultura e de Esportes, a Biblioteca Municipal Prisciliana Duarte de Almeida, o Auditório José Saponara, a Academia Pouso-alegrense de Letras, o Polo de Artes e salas para atividades culturais de coletivos e grupos de artes como forma de apoio à educação cultural e ao desenvolvimento pessoal.
Atualmente, possui um acervo de 40.500 livros e em média 3.800 atendimentos ao ano, dentre os quais pesquisas no local e empréstimos de diversos livros, inclusive livros em braile.
No dia 20 de janeiro de 1923, às 15h, foi inaugurado o edifício do Fórum, construído por iniciativa do Exmo. Sr. Senador Eduardo Amaral.
O Revmo. Sr. Bispo Diocesano Dom Otávio Chagas de Miranda, precedeu a bênção do palacete com grande assistência, tocando, nessa ocasião, a banda de música “Euterpe São Benedito”. O edifício possuía amplas acomodações para os serviços de Foro e da Câmara.
Sua planta e construção são de autoria do engenheiro Mário Gissoni, responsável por inúmeras obras arquitetônicas da época em Pouso Alegre e cidades vizinhas. Nele, também seguiram as tendências do estilo eclético com grande desenvoltura, já que utilizou largamente, de vários elementos decorativos que deram ao prédio, apesar do excesso, uma agradável aparência.
Fundado em 1923
Estilo arquitetônico: Eclético
(35) 3449-4123/ 4125
Superintendência de Cultura de Pouso Alegre
Segunda a Sexta das 8h às 18h.