R. Francisco Sales, 16 - Centro, Pouso Alegre - MG, 37550-000
As Madres Provinciais das Dorotéias, Antonieta Montani Leoni e Júlia Cassina, chegaram a Pouso Alegre no dia 11 de fevereiro de 1911. Em 3 de março de 1918 era inaugurado pelo Bispo Dom Octávio o edifício da Escola Normal Santa Dorotéia, onde atualmente é o Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira.
Sua pedra fundamental foi lançada em 1922 e a solenidade de inauguração aconteceu em 7 de outubro de 1926. A Capela fazia parte do Instituto Santa Dorotéia e naquela época, era o refúgio de orações e celebração de Missa para as Freiras Portuguesas Dorotéias e para as alunas do internato da instituição, a quem eram lecionados o ensino fundamental e as doutrinas da religião católica. As obras das educadoras de Santa Dorotéia em Pouso Alegre duraram 67 anos.
Em 1975, a Escola Normal Santa Dorotéia se transferiu para Avenida Tuany Toledo, onde hoje se encontra a Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS. Em 1978 o Conservatório Estadual de Música ocupou a sede da antiga instituição educacional para meninas. A pedido do Arcebispo Dom João Bergese a Capela passou por uma reforma em 1994, obra realizada pela Associação das antigas alunas do Colégio Santa Dorotéia.
As colunas do altar-mor possuem detalhes minuciosos, assim como as imagens do Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora, São José, Santa Dorotéia e São Gabriel Arcanjo, esculturas de artistas desconhecidos datadas de meados do século XIX.
Os portais de frente ao corpo da igreja são almofadados e feitos de pinho de riga, importado do Canadá. O coro é de tábua corrida, trabalhada em folhas largas. Existe um órgão austríaco do início do século XX, que segundo levantamentos históricos, existem apenas mais dois desses órgãos no Estado e mais nove no Brasil.
As paredes laterais possuem pinturas vazadas em dourado. O Altar-mor é em estilo antigo, mesclando mármore e madeira. As colunas internas têm capitéis trabalhados, pintados em dourado.
É considerada pelos amantes da arte a mais bela Igreja de Pouso Alegre, praticamente intacta das tradicionais modificações realizadas pelos padres.
Um incêndio criminoso, em 9 de março de 1987, destruiu o prédio anexo local do Conservatório de Música, queimando arquivos, documentos e instrumentos musicais, apenas a fachada permaneceu intacta. Crendices populares e os mais religiosos afirmam que a capela não foi atingida pois estava protegida pela ação divina. As chamas atingiram apenas o corredor que levava até a capela, deixando-a intacta.
Estilo arquitetônico: estilo ogival (originário da Espanha)
Fundação: 1922 a 1926.
(35) 3423-4361 - catedralpousoalegre@yahoo.com.br
Vonilton Augusto Ferreira - Cura e Pároco
Ter. a Sex. das 07h30 às 12h e das 14h às 17h.
Ter. e Qua.: 16h. Sab.: 17h. Dom.: 08h.